quinta-feira, 1 de março de 2018

Cara de pau

- Atenção que se queres vender a tua casa o Estado obriga-te a ter a certificação energética!
- Ah, mas os edifícios do Estado, na sua maioria, não têm certificação energética!
- Uma coisa és tu outra é o Estado.

- Atenção que se queres evitar multas pesadas tens de limpar os teus terrenos.
- Ah, mas muitas das placas danificadas pelos incêndios ainda não foram substituídas e há muitos terrenos do Estado que nunca são limpos!
- Uma coisa és tu outra é o Estado.

- Atenção que tens que pagar ao Estado no prazo exacto o IRS, o IVA, o IMI, o IUC, e entregar mil e uma declarações, sob pena de coimas, juros e execuções sem freio nem piedade.
- Ah, mas eu tenho a receber do Ministério da Saúde uns milhares de Euros pelos fornecimentos feitos há dois anos pela pequena empresa que criei (o que me tem impedido de eu próprio receber o meu salário). E tenho imposto a receber de umas liquidações de imposto que eu tinha pago e que foram anuladas pelo Tribunal há um ano.
- Uma coisa és tu outra é o Estado.
- Espera aí, essa coisa do «uma coisa és tu outra é o Estado» é uma forma de dizer que o Estado não tem autoridade moral?
- Em linguagem de doutores sim. Diz-se «não tem autoridade moral». O povo dirá «é preciso ter cara de pau».
- Gosto mais dessa. Cara de pau.


#Saladeestar

Sem comentários:

Enviar um comentário