terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Impressões destes dias

1. Não somos especialmente experimentados em velórios de Estado (o que tem mais de positivo do que de negativo). Há uma indefinição (ou mesmo tensão) permanente entre o formal e o informal, entre o reservado e o popular, entre a ordem e a espontaneidade. Mas se não fosse assim não éramos nós.
2. Eu não escolhia os Jerónimos. Fazia muito mais sentido na Assembleia da República. O líder e fundador do partido mais votado nas primeiras eleições livres, aquele que foi pela primeira vez primeiro-ministro com base em eleições livres, pluralistas e democráticas, um ex-chefe de Estado eleito. Um deputado constituinte. Tudo medido, era na casa da democracia que devia ser velado.
3. Há qualquer coisa de fatal nestes eventos mediáticos. Uma delas é a certeza dos directos divididos entre repórteres já sem ar e sem assunto e que recorrem aos crónicos populares de braços pousados no gradeamento de segurança. Outra, entre perguntas e respostas, é a pobreza confrangedora do diálogo em directo.
4. Imagino a importância de uma visita de Estado à Índia para um país como Portugal, e imagino, portanto, o que representaria «perder» este slot na Índia (não é esse o meu ponto). O que +e pouco democrático é só assitir a alguns o direito de opção (da opção certa, dirão).
5. Não há nenhuma contradição em ter passado uma vida inteira a criticar Mário Soares e agora reservar-lhe palavras de reconhecimento e agradecimento. É que uma coisa é o combate político, democrático e plural. Outra, anterior e mais importante, é a definição do regime que nos há-de permitir, justamente, aquele combate político livre, democrático e plural.
6. No fim do dia fica-nos a divisão de sempre. Mais exposta e por vezes primária. Mas a de sempre. Entre os que olham a liberdade como um acessório instrumental - e quem diz a liberdade diz a democracia. E os que não dispensam nem a liberdade nem a democracia. É essa a divisão. À direita e à esquerda. Mais do que entre a direita e a esquerda.

#Saladeestar
#Escritório

Sem comentários:

Enviar um comentário