quarta-feira, 13 de julho de 2016

Um dia para sempre

Também eu escrevi no meu recato depois do empate com a Áustria.
Assaltou-me uma paz interior e uma certeza que não sei explicar. Lembro-me de sentir uma sincera vontade de aplaudir a selecção. E foi isso que fiz. Foi isso que escrevi.


Não tenho muito mais a acrescentar. Porque ainda estou comovido. Claro que estou comovido.
Porque claro que me comove o modo profundo mas simples como o Fernando Santos viveu e vive esta louca vitória.
Porque claro que me comove a liderança e espírito de sacrifício do nosso capitão Cristiano Ronaldo.
Porque claro que me comove a vitória de uma família de 23 jogadores e demais estrutura.
Porque claro que me comove a liderança da Federação e do seu discreto e brilhante presidente.
E porque claro que ainda padece a minha voz por aqueles 120 minutos de entrega e comoção colectiva no Stade de France.


Aqui reproduzo o meu dia. Numa compilação para sempre.

Sábado, véspera da grande final
Vai acontecer
1. Desde a primeira hora. Estou com eles desde a primeira hora. É a minha selecção, é o meu país e não consigo deixar de me entregar completamente;
2. Gosto desta selecção. Chego a gostar até dos olhos exigentes e injustos que lhe dirigem. Dizem que não são nada de especial, que não têm "modelo de jogo" (reservo para os catedráticos a tradução), que não jogamos bonito. Pois. Estão só na final.
3. Não temos 11, disseram muitas vezes. Têm toda a razão. Temos 23. E 
isso nota-se. Mesmo.
4. Temos quem faça o que mais ninguém no mundo faz. De cabeça ou de calcanhar. Em corrida ou no ar. Parece fácil, mas ninguém mais consegue. A braçadeira nunca assentou tão bem a Cristiano Ronaldo.
5. Revejo-me na postura do Fernando Santos. Confiante sem ser deslumbrado. Maduro sem ser instalado. E bom homem sem ser piegas.
6. Nunca tivemos uma estrutura tão profissional, tão competente, tão completa. Podia nomear vários. Do roupeiro ao financeiro. Do director ao presidente Fernando Gomes. Há pormenores nesta campanha que as pessoas nem sonham. Mas fazem toda a diferença.
7. Quanto mais ouço os outros a falar de nós - a desdenhar, a menosprezar e a ridicularizar a nossa prestação - mais acredito.
8. Vamos ganhar. Leiam bem. Vamos trazer o caneco. Portugal vai ser campeão europeu.

Domingo, o grande dia

Diário I
5:00h - Acordo quase sem sono. Dormia profundamente. E só o fazia há três horas e meia. Mas nestas ocasiões as demandas do corpo são tratadas, qual pai com menino desobediente, sem contemplações. Só pode correr bem.
5:30h - Aeroporto do Porto. Controlo de segurança. Controlam-se bandeiras, cachecóis e demais adereços. Respira-se a "trasferta". Só pode correr bem.
6:30h - Canta-se o hino no avião. O hábito da oração da manhã está bem arreigado neste nobre povo. Só po
de correr bem.
6:50h - Comandante dá os bons dias para avisar que se registará um atraso de 35 minutos. Há muito tráfego aéreo em Paris, explica. Invasão lusa a causar mossa. Só pode correr bem.

Diário II
10:20h (hora europeia) - França. Muitos portugueses no aeroporto. Sol. Calor. Só pode correr bem.
10:45h - Autocarro de ligação a Paris. Canta-se o hino, ouvem-se gritos de ordem. Intransigente o motorista pára no meio da estrada. Ameaça não avançar se continuamos a cantar. Simpatia francesa? Check! Só pode correr bem.
11:50h - Torre Eiffel à vista. Não está engalanada (não lhe vejo o verde e vermelho que lhe assenta tão bem). Mas também não se apresenta "tricoleur". Não estão confiantes. Só pode correr bem.

Diário III
13:00h - Arco do Triunfo. Tinha de ser. Tem tudo a ver com a missão que aqui me traz. Já se sente aquela empatia (quase cumplicidade) entre portugueses. Não nos conseguimos cruzar sem nos saudarmos uns aos outros. Mas ainda nos saudamos. Somos muitos mas não ao ponto de nos deixarmos de saudar. O Arco abre-se aos portugueses. Só pode correr bem.
14:00h - Primeira esplanada sentado. Primeira cerveja gelada e regeneradora. Correu bem demais pela garganta que só me soa: só pode correr bem.

Diário IV
Está a acontecer. Cerveja. Grupos. Faço aqui um intervalo ecológico no relato. Estão a imaginar, não estão?
Falo-vos do estádio. É melhor.
Ah. Só pode correr bem!

Diário V
Un dimanche à Paris
Só pode correr bem!


Diário VI
Sim, estou aqui. E o caneco está ali.
Não estamos em maioria. Mas somos tão bons!
Só pode correr bem!


Lágrimas pour le Portugal
Lágrimas de alegria. Não há expressão física mais completa. Porque genuína. Pura. Descontrolada. Como deve ser vivida a alegria.
É tão bom quando me descontrolo de alegria!
E para lá das lágrimas - como as do nosso Ronaldo - alguma palavra? Sim. Obrigado, que obrigado basta.
E lágrimas.
PORQUE SÓ PODIA CORRER BEM!

Aqui com o meu amigo Gonçalo Mendonça. Cúmplice de lutas e lágrimas.


#Saladeestar
#Jardim
#Saladejogos

Sem comentários:

Enviar um comentário