quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O Palacete

Há já algum tempo que queria ter uma casa. Por onde passar. Onde descansar. Onde espairecer.
No fundo, uma casa onde pudesse escrever o que me apetecesse, o que devesse e mesmo o que não pudesse.

Isto de escrever não é bem um gosto. É mais um ímpeto irresistível.

Procurei por essa casa durante demasiado tempo. Nunca com esmero ou um mínimo de dedicação. Hoje quis mesmo encontrá-la mas já não estava disponível. Dei sempre de caras com a resposta «esse endereço não está disponível». Refinei, e fui parar a um Palacete - a este Palacete. De porta aberta e totalmente em bruto, decidi entrar e tomar posse.

Aqui estou. Por aqui estarei. Não sei no que vai dar. Há algumas divisões que já têm destino. Ao salão de visitas já lhe dei o nome de «Porto». Ao escritório não resisti e já lhe pus uma placa na porta a dizer «Política». A sala de jogos tem destino traçado: «futebol e FCP». A sala de estar do dia a dia será o lugar de todos os assuntos. É lá que estão os jornais do dia, é por lá que me sento de comando na mão e é de lá que parto para as outras divisões do Palacete.

A Biblioteca só podia ser o «cantinho do Torga». Devo-lhe tanto do que sou e do que escrevo que seria uma falta de respeito não lhe destinar essa homenagem.

A sala de jantar e a cozinha não têm nome especial, mas terão assunto em função dos apetites do momento.

De vez em quando irei também ao jardim - que já chamei dos «devaneios». Acho que vai ser nos momentos ao ar livre que passarei pelos assuntos mais sérios. A ver vamos.

Os meus aposentos pessoais serão isso mesmo. Pessoais e por isso reservados. Não consigo imaginar-me sem esse espaço de reserva, desculpem.

Tal como o encontrei, mantê-lo-ei. O Palacete está e estará de portas abertas. Façam o favor de entrar.

José Maria Montenegro


5 comentários:

  1. Oh joy!

    Ass.: Representante de um «mundo invisível, insindicável e potencialmente sem fim».

    ResponderEliminar
  2. Uma casa a visitar com muita frequência!

    Aproveitando a fase “bruta” em que se encontra a casa, e na medida em que ainda a estás a descobrir, quem sabe se por lá encontras um “espaço” adequado a festas, às celebrações dos bons momentos e alegrias que a vida traz a muitos portugueses. Um espaço que seria uma espécie de … “Bar dos outros”. Um espaço para todos aqueles que, não tendo particular motivo para frequentar a “Sala de Jogos – Futebol e FCP” procurariam um outro espaço para confraternizar.

    Hoje, não sei se pela tua “Sala de Jogos – Futebol e FCP” encontrarás alguém.

    No entanto, já houvesse na casa um “Bar dos outros” e te garanto que por lá encontrarias vários dos teus amigos, muitas risadas e uma boa conversa. E mais te digo: assim que por lá aparecesses e certamente os teus amigos da 2ª circular te dariam 12 bons “argumentos” para que no Bar entrasses. Ou não fosse dia de goleada de Reis. E a ti brindaríamos!

    Boa sorte para o teu blogue. Que o teu palacete seja rico de visitas!

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte.

    irei visitar várias vezes o Palacete, mesmo sem ser convidado

    ResponderEliminar
  4. Com mais de 10 anos de atraso e sem acompanhar a febre blogueira de outrora mas em boa hora e bem-vindo... Um abraço!

    ResponderEliminar